Ir para o conteúdo principal

Tenha uma ótima experiência

Olá, você está no ambiente virtual MOOCqueca

Conheça o ambiente virtual dos cursos autoinstrucionais da Ufes, diversas oportunidades de cursos gratuitos.

Cursos disponíveis

Carga Horária: 15h
Conteúdo Programático:

Apresentação do projeto Moocqueca

A Ead e TICs e TIDCs

Conceitos Importantes sobre EAD

Direitos autorais, Creative commons e Copyrigth  

Produtos da plataforma MOOCqueca

Mapa de atividades e a distribuição da carga horária

Roteiro e gravação de videoaulas

Metodos de avaliação e Pontuação para cursos MOOC

MOOC: o que é e como fazer

Proponentes:

  • Andreia Chiari Lins
  • Fabiana Pinheiro Ramos
  • Maria Auxiliadora de Carvalho ...
Carga Horária: 30h
Conteúdo Programático:
  • O que é probabilidade e sua importância.

  • Conceitos da teoria da probabilidade

  • Teorema da soma

  • Teorema do produto

  • Teorema da probabilidade total

  • Teorema de Bayes

  • Aplicações

Carga Horária: 60h
Conteúdo Programático:
  • Health-disease process: reflecting on the relationship between social organization and health
  • Explanatory models of the health-disease process and its relationship with the social context
  • Work as one of the determining factors of health
  • The world of work, its changes over time and its characteristics in contemporary times
  • People's relationships with/at work
  • Characteristics of contemporary work organization methods and their effects on workers’ health
  • Workers' health policies in Brazil: historical and current overview
  • The trajectory of health practices and policies aimed at the working population in Brazil
  • Occupational Medicine and Health/Occupational Hygiene, and Assistance and Social Security
  • Performance, challenges and perspectives of Occupational Health in the SUS
  • Concepts of work conditions and organization, and work-related mental health
  • Relationship between mental health and work organization, from the perspective of the pleasure-suffering-illness dynamics
  • Relationship between mental health and work organization, from the perspective of identifying psychosocial risk factors
  • Comprehensive mental health and work care
  • Prevention, mental health and work promotion strategies
  • Strategies for assessing and caring for workers’ health
  • Challenges in the theme of Occupational Health

Work-Related Mental Health

Coordinator: Thiago Drumond Moraes (UFES)

Participants: Roberta Belizario Alves (UFES)

Janice ...

Carga Horária: 45h
Conteúdo Programático:

 

  • Conhecendo planilhas
  • Conhecendo os operadores matemáticos
  • Conhecendo a tela do Excel
  • Criando fórmulas
  • Travamento de células
  • Criando fórmulas com porcentagem
  • Apresentação das funções básicas
  • Funções lógicas Se e Somase
  • Criando ranking
  • Funções Data, Dia e Mês
  • Tabela dinâmica
  • Conhecendo o Google Drive
  • Conhecendo Google Planilhas e a sua tela inicial
  • Cálculo entre planilhas
  • Função contar números, valores e com condicional
  • Formatação condicional
  • Criando gráficos

Google Planilhas Online e Excel

Wanderson Tavares Benedito

Carga Horária: 45h
Conteúdo Programático:
  • Planejamento do Projeto Político Pedagógico (PPP): um ciclo

  • Elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP): práticas curriculares e avaliativas

  • Finalização do Projeto Político Pedagógico (PPP): enceramento e revisão

Carga Horária: 30h
Conteúdo Programático:
  • Saúde mental: conceitos e perspectivas atuais

  • Morte e luto em diferentes culturas

  • Conceito de luto

  • Quando o luto afeta a saúde mental?

  • Todo enlutado precisa de ajuda profissional? 

  • Níveis de assistência ao enlutado

  • Intervenção grupal com pessoas em luto: exemplo da intervenção online em tempos de pandemia.

  • Luto em tempos de pandemia 

  • Luto Antecipatório

  • Lutos não reconhecidos socialmente

Saúde mental e Luto

Luciana Bicalho Reis

Carga Horária: 30h
Conteúdo Programático:

 

  • Ciência e Conhecimento Científico
  • O trabalho acadêmico e a pesquisa bibliográfica
  • O trabalho de pesquisa científica
  • Prática da pesquisa científica

 

Carga Horária: 60h
Conteúdo Programático:
  • Communication in Digital Media
  • Cyberculture
  • Brand platforms
  • Haptic Internet and Things
  • Omnichannel
  • Convergence Culture
  • Startups
  • Social networks and social media.
  • Mobile first
  • Data driven
  • Machine learning
  • The main objectives of brands
  • Marketing
  • Advertising and marketing
  • Branding
  • Growth Hacking
  • UX (User experience) and UI (User interface)
  • Design
  • Public relations
  • Press realtions
  • Design
  • Digital promotion
  • SEO
  • Place branding

Digital Media Communication

 

Cláudio Renato Zapalá Rabelo

Carga Horária: 30h
Conteúdo Programático:
  • Dados epidemiológicos da obesidade;

  • As causas da obesidade

  • Conceito, diagnóstico e classificação da obesidade

  • Consequências da obesidade para a saúde física (comorbidades)

  • Consequências da obesidade para a saúde mental

  • Tratamento e cuidados para as pessoas com obesidade

  • Vivendo com obesidade: quebra de estigmas

Desvendando a Obesidade

Andressa Bolsoni Lopes

Carga Horária: 30h
Conteúdo Programático:
  • Oncologia Translacional

  • Câncer: epidemiologia e aspectos moleculares  

  • Passos da carcinogênese em geral

  • EGFR e desenvolvimento de novos fármacos  

  • PGCCs (colocar também escrito sem abreviação)

  • Biologia computacionaL  

  • Biologia de Sistemas

  • Biologia sintética  

  • Biologia da regeneração

  • Experiências profissionais

Carga Horária: 15h
Conteúdo Programático:
  • Por que é importante brincar e aprender com a – e na – natureza na escola?

  • Convite a educar com a natureza

  • Importância da interação das crianças com a natureza de forma lúdica e reflexiva.

  • Horta com crianças da Educação Infantil

  • Política do cultivo 

  • Cultivar e saber

  • Implementação da Horta Escolar

  • O Plantio na Horta

  • Manutenção da Horta Escolar 

  • Crianças da Horta

Carga Horária: 45h
Conteúdo Programático:
  • Apresentação da rede de mapas conceituais

  • Conhecimento e conceito  

  • Elementos de um mapa conceitual

  • Abstrações semelhantes a mapas conceituais

  • Fundamentos epistemológicos e psicológicos

  • Aplicações dos mapas conceituais na educação e pesquisa científica.

  • Construção básica de mapas conceituais

  • Orientações para construção de um bom mapa conceitual

  • Estudos de casos na construção de mapas conceituais

  • Análise e melhoria de mapas conceituais.

  • Software CmapTools

  • Publicação de mapas conceituais na Web

  • Construção cooperativa de mapas conceituais

Carga Horária: 45h
Conteúdo Programático:
  • O que é e o que não é Psicologia Positiva

  • O que é felicidade

  • Fatores que influenciam o bem-estar 

  • Teorias e Abordagens do Bem-estar

  • Teoria do Bem-estar Subjetivo

  • Teoria do Bem-estar Psicológico

  • Teorias do Florescimento

  • O Bem-Viver e a Vida Digna

  • Emoções positivas e negativas

  • Ansiedade e Depressão

  • Regulação emocional

  • Otimismo e Positividade tóxica

  • Dinheiro: desafios e impacto

  • A importância do sono

  • A importância da alimentação

  • A importância dos exercícios físicos

  • Como a psicologia pode contribuir

  • A dança como fonte de bem-estar

  • Importância dos relacionamentos

  • Sexualidade

  • População LGBTQI+

  • Práticas de autocuidado para minorias sexuais

  • Bem-estar e a saúde mental da população negra

  • O que é mindfulness

  • O que é flow e quais as suas condições

  • O que é compaixão

  • O que é espiritualidade e religiosidade

  • O que é sentido de vida

  • O que é e o que não é resiliência

Carga Horária: 60h
Conteúdo Programático:
  • Processo saúde doença: refletindo sobre a relação entre organização social e saúde

  • Modelos explicativos do processo saúde-doença e sua relação com o contexto social

  • Trabalho como um dos fatores determinantes da saúde

  • O mundo do trabalho, suas  modificações ao longo do tempo e suas características na contemporaneidade

  • Relações das pessoas com/no trabalho

  • Características dos modos de organização do trabalho na contemporaneidade e seus efeitos na saúde dos trabalhadores

  • Políticas de saúde do trabalhador no Brasil: panorama histórico e atual

  • A trajetória das práticas e políticas de saúde direcionadas à população trabalhadora no Brasil

  • Medicina do Trabalho e Saúde/ Higiene Ocupacional, e Assistencialismo e Seguro Social

  • Atuação, desafios e perspectivas da Saúde do Trabalhador no SUS

  • Conceitos de condições e organização do trabalho, e de Saúde mental relacionada ao trabalho

  • Relação entre a saúde mental e a organização do trabalho, a partir da perspectiva da dinâmica prazer-sofrimento-adoecimento

  • Relação entre a saúde mental e a organização do trabalho, a partir da perspectiva da identificação dos fatores psicossociais de risco

  • Atenção integral em saúde mental e trabalho

  • Estratégias de prevenção, promoção em saúde mental e trabalho

  • Estratégias de Avaliação e atenção à saúde do trabalhador

  • Desafios da temática de Saúde do trabalhador

Saúde mental relacionada ao trabalho

Coordenador: Thiago Drumond Moraes (UFES)

Participantes: Roberta Belizario Alves (UFES)

Janice ...

Carga Horária: 45h
Conteúdo Programático:

Exercício Físico e Saúde.

Importância do exercício físico regular para saúde e qualidade de vida.

Importância e benefícios do exercício físico regular para saúde. Diretrizes da OMS.

Fundamentação Teórica: O que é a abordagem Transteórica da Mudança.

Da teoria à prática: Aplicação do Modelo Transteórico: Como identificar as Fases da mudança.

Motivação e barreiras: O balanço Decisiona.l

Quebrando as barreiras e estabelecendo prioridades.

Suporte Social: O Apoio a Mudança.

Planejamento para inserção de exercício físico regular na rotina.

Cronograma, Metas e plano de ação de EF adequado a rotina.

O exercício físico ideal.

Carga Horária: 60h
Conteúdo Programático:

O que é a Dor? 

História da dor

Epidemiologia e impacto econômico da Dor

O impacto Social da Dor e o papel dos Determinantes Sociais

Conceitos sobre a dor

Aspectos básicos da anatomia da Dor

Aspectos básicos da neurofisiologia da Dor

Tipos de dor

Dores primárias

Dores secundárias

A dor e o modelo biopsicossocial

Cognição, emoção e Comportamento

A dor e as crenças limitantes

Crenças sobre o corpo e a dor

A dor e o movimento

A dor e o repouso

Hipervigilância

Crenças sobre o corpo (alinhamento e estruturas)

A dor e os exames complementares

O que os profissionais de saúde falam e o que o paciente sente

O trabalho e a Dor

nova ciência da Reabilitação da dor

Tratamento multi e interdisciplinar da dor

Cuidado Centrado na pessoa

Efeitos dos principais tratamentos fisioterapêuticos para dor

Intervenções fisioterapêuticas em dor

Tratamento da Dor

O exercício e a dor

Entendendo dor crônica para viver melhor

Fernanda Moura Vargas Dias

 

Carga Horária: 60h
Conteúdo Programático:
  • Comunicação e saúde

  • O que é saúde e seus múltiplos sentidos

  • O que é o SUS

  • O que é comunicação  

  • A constituição do campo da Comunicação e Saúde

  • Reflexões e provocações sobre a comunicação e saúde no Brasil

  • O que é o território e quais suas interfaces com a comunicação e saúde

  • Comunicação em tempos de emergência em saúde pública e o território

  • O que são as emergências em saúde pública

  • Comunicação e Saúde em sua dimensão epidemiológica

  • Conceito de desastres e os impactos no território

  • As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e impactos na abordagem das emergências em saúde  

Carga Horária: 30h
Conteúdo Programático:
  • História da comunicação usando língua de sinais

  • Alfabeto e cumprimentos

  • A Libras é uma língua?

  • Advérbio de tempo, meses do ano e dias da semana

  • Numerais (cardinais e ordinais), hora e valores monetários

  • Verbos em Libras

  • Introdução à gramática de Libras

Introdução à Libras

Andrew Victor Thomé Bizzo

Carga Horária: 15h
Conteúdo Programático:
  • Conceitos de tradução e interpretação simultânea

  • Características das modalidades das línguas orais-auditivas e gestuais-visuais

  • Fluência e Ritmo

  • Escolhas lexicais

  • Tipos de discursos e mesclagem de voz

  • Prática de descrição de imagem

  • Prática de interpretação vocalizada

Carga Horária: 60h
Conteúdo Programático:
  • Consumo e cultura alimentar

  • A construção do campo da Gastronomia

  • A emergência das cozinhas regionais

  • O Patrimônio Alimentar na Convenção para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial da UNESCO

  • Saúde e Alimentação

  • As Interfaces entre a História da Saúde e História da Alimentação

  • Nutrição e cozinhas tradicionais

  • Alternativas alimentares agroecológicas

  • O Regional como conceito

  • Cozinha Capixaba

  • Cozinha Mineira

  • Cozinha Amazônica

  • Cozinha Baiana

  • Cozinha Caipira e modernização à paulista

  • Interseções alimentares e circulação de saberes

  • Cozinha Caiçara

  • Cozinha Afro-Brasileira

  • Cozinha do Sertão

  • Cozinha do Cerrado

  • Cozinha da Imigração

Carga Horária: 15h
Conteúdo Programático:

Antibióticos: use com cuidado

 

 História dos antibióticos

Definições: Antimicrobianos e antibióticos, antifúngicos, antiparasitários e antivirais 

Alvos de ação dos antibióticos

Mecanismos de resistência aos antibióticos  

Como ocorre a resistência?

Por que devo ser rígido com o horário do antibiótico?  

A saúde única e sua relação com os antibióticos

Antibióticos: use com cuidado

Kênia Valéria dos Santos

Carga Horária: 60h
Conteúdo Programático:

Comunicação em Mídias Digitais

Cibercultura

Plataformas de marcas

Internet Háptica e das Coisas

Omnichannel

Cultura da Convergência

Startups

Redes sociais e mídias sociais.

Mobile first

Data driven

Machine learning

Os principais objetivos das marcas

Marketing

Publicidade e propaganda

Branding

Growth Hacking

UX (User experience) e UI (User interface)

Design

Relações públicas

Assessoria de imprensa

Design

Promoção digital

SEO

Place branding

Comunicação em Mídias Digitais

Cláudio Renato Zapalá Rabelo


Tire suas dúvidas

Dúvidas frequentes sobre a Plataforma

Saiba tudo sobre o ambiente virtual dos cursos Moocs e suas funcionalidades. Em caso de dúvidas ou dificuldades com o uso da plataforma, entre em contato conosco o quanto antes, através do e-mail suporte.mooc@ufes.br

Não se preocupe! Dentro de cada sala você tem acesso ao “Módulo de Primeiros Passos” nele, você encontra instruções sobre tudo que precisa saber. Caso ainda tenha dúvidas, você também pode entrar em contato com nosso suporte técnico dentro da própria plataforma ou através do e-mail suporte.mooc@ufes.br.

Não, infelizmente não é possível acessar a plataforma sem uma conexão de internet.

Você pode entrar em contato com nosso suporte técnico pelo e-mail suporte.mooc@ufes.br.

Basta clicar no botão do seu perfil no canto superior direito de sua tela e selecionar a opção “Preferências”.

Nesta seção você consegue modificar o perfil, mudar sua senha, definir o idioma, entre outros.

É importante manter os dados corretos pois alguns deles farão parte da composição dos certificados.

Em seu menu do lado esquerdo basta selecionar a página inicial do curso e visualizar a lista com todos os cursos disponíveis.

No canto superior direito da sua tela, clique no ícone com sua foto ou iniciais e selecione a opção “Perfil”, em seguida clique na opção “Meus certificados” e terá acesso a todos os certificados que foram gerados em seus cursos.

O curso tem início a partir do momento em que o usuário faz sua inscrição. Por isso, não perca tempo e acesse já o seu curso. Comece seus estudos agora mesmo.

Cada curso possui um tempo para ser finalizado de acordo com a carga horária.
Desta forma, os cursos de 15h tem 30 dias para serem concluídos, os de 30h tem 45 dias para serem concluídos, os de 45h tem 60 dias para serem concluídos e os de 60h tem 75 dias para serem concluídos.

Após a conclusão do curso, tendo aproveitamento mínimo de 70%, você poderá emitir seu certificado online e gratuito.

Mas lembre-se de que os cursos têm uma carga horária a ser cumprida! Por isso, nos cursos de 15h você poderá emitir o certificado 2 dias após a matrícula, nos cursos de 30h, 4 dias após a matrícula, nos cursos de 45h, 6 dias após a matrícula e nos cursos de 60h, 8 dias após a matrícula.

Se você já estiver inscrito em um curso, ele aparecerá em seu painel inicial logo após o login, ou acesse o seu curso que fica no menu azul do lado esquerdo clicando em “Meus cursos” e comece pelo tópico “Primeiros passos”. Lá tem as instruções de como prosseguir seus estudos.

Você pode se inscrever em quantos cursos quiser!

A plataforma MOOCQUECA não emite certificado de conclusão de curso com atribuição de nota.

Provavelmente sua inscrição neste curso está desabilitada ou inativa ( o prazo expirou ).

Caso você já tenha gerado o certificado do seu curso, este ficará disponível em seu perfil no link ( Meus Certificados ).

Caso queira retornar a um curso após o vencimento da inscrição, você pode entrar em contato com o suporte e solicitar o cancelamento da inscrição nele ( informar o nome do curso ) clicando aqui.

Observação: O processo de cancelamento não salva status de conclusão de atividades avaliativas.